O mercado brasileiro de skincare apresenta um grande potencial para produtos antiacne. De acordo com Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne é um dos problemas de pele mais comuns, afetando aproximadamente 80% da população em algum momento da vida.

Provocada pela obstrução das glândulas sebáceas, a doença inflamatória pode ter diversos fatores, como o acúmulo de bactérias, a desregulação hormonal e, especialmente, o excesso de oleosidade. “O clima tropical e as condições ambientais do Brasil contribuem para a prevalência de peles oleosas e propensas a acne e manchas”, afirma Bruna Pessuto, diretora de marketing de skincare dermatológico e dermatologia terapêutica da Galderma.

Com Cetaphil, a empresa lançou Oil Control, primeira linha da marca para o cuidado desse tipo de pele. “Consideramos cuidadosamente as necessidades específicas do consumidor brasileiro, tanto que a linha é produzida localmente, na unidade global da Galderma em Hortolândia (SP)”, diz Pessuto. Com itens como Sabonete de Limpeza Profunda e Hidratante Matificante Antimanchas, Oil Control visa o combate à oleosidade, mas também protege a barreira da pele e contribui para melhorar manchas de acne e a textura em geral, utilizando para isso ingredientes consagrados do skincare, como ácido salicílico, niacinamida e pantenol.

Bioativo extraído de planta que se desenvolve após incêndios florestais

Já a divisão de personal care da BASF aposta em um novo bioativo para o cuidado da pele oleosa com tendência a manchas de acne, o Epispot. “Ele possui um triplo mecanismo de ação, equilibrando os lipídios da pele, reduzindo o número de sebócitos ativos e a produção total de lipídeos, o que resulta em um efeito matificante que evita o brilho excessivo”, aponta a analista de marketing para cuidados pessoais Nathalia Tavana.

Ela explica que o ingrediente, extraído da planta Epilobium angustifolium (conhecida como grama de fogo ou flor de fênix por se desenvolver após incêndios florestais e operações de extração de madeira), controla a virulência de microorganismos como Staphylococcus aureus e Cutibacterium acnes, diminuindo o processo inflamatório que leva às manchas. “Epispot também regula a hiperqueratinização, prevenindo a formação de poros dilatados, e protege o sebo contra a oxidação, mantendo sua qualidade”.

Tavana diz que a crescente oferta de cosméticos antiacne no mercado brasileiro pode ser atribuída à mudança de comportamento dos consumidores, influenciada pela dominância do skincare nas redes sociais, e pelo interesse precoce em cuidados com a pele da geração alpha. “Essa geração deve ter o maior poder de compra da história e vem moldando as tendências do mercado de cosméticos. Isso também se reflete na busca por cuidados com a acne, uma vez que é uma condição de pele bastante prevalente entre os consumidores mais jovens”.

Rotina para o cuidado da pele acneica ganhou diversos passos

Há 20 anos no mercado, a linha Actine se tornou a mais prescrita por dermatologistas no Brasil para o cuidado da acne. Produzida pela Darrow Laboratório, a marca brasileira do Grupo Pierre Fabre acompanhou as evoluções nesse segmento. “Nas últimas décadas, presenciamos avanços significativos na indústria de cosméticos para o tratamento da acne e na forma como os consumidores brasileiros lidam com essa questão. Uma rotina que, há 20 anos, era bastante simples, normalmente limitada a um sabonete em barra, hoje inclui vários passos”, afirma Flavianne Baptista, diretora de marketing dos Laboratórios Pierre Fabre no Brasil.

Um desses passos, a hidratação, foi contemplado no recente lançamento Aquaforce. “É uma ideia equivocada pensar que uma pele oleosa não necessita de hidratação. Na verdade, o uso de hidratantes adequados é essencial para manter a saúde da pele e minimizar os efeitos colaterais que ocorrem frequentemente durante os tratamentos da acne”, explica a diretora médica Ana Coutinho. Em textura gel superleve, o produto promete hidratação por 48 horas e absorção imediata.

Os brasileiros estão mais informados sobre os cuidados com a pele e procuram soluções cada vez mais eficazes e personalizadas para seus problemas de acne. Por sua vez, as empresas de cosméticos estão respondendo a essa demanda crescente investindo em novas tecnologias, pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e clinicamente comprovados”, finaliza Baptista.